EuLutoContraADepressao


Eutimia

A sobredosagem de medicamentos psicofarmacológicos é um método frequente e comum utilizado no suicídio, tanto para causar diretamente a morte como para facilitar a ação letal do indivíduo, por exemplo, quando este se afoga, enforca ou atira de um local alto.

A intoxicação por medicamentos em tentativas de suicídio ocupa o primeiro lugar nas tentativas de suicídio, tanto de homens como de mulheres.

O acesso a medicamentos nas unidades de cuidados primários ou mediante compra sem receita médica é um factor importante.

Os medicamentos utilizados com maior frequência são os hipnóticos e os tranquilizantes. Porém, os analgésicos também desempenham um papel relevante.

Nalguns países, os tamanhos das embalagens foram reduzidos para evitar que uma única embalagem possa conter uma dose potencialmente prejudicial ou letal.

Como farmacêutico, pode ajudar a evitar a utilização indevida dos medicamentos estando atento e conversando com o doente caso lhe sejam pedidas grandes quantidades de um medicamento.

Deverá ter especial cuidado se um doente tiver uma receita médica para determinados medicamentos potencialmente letais em doses relativamente baixas.