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Eutimia

Atividade Física

Estudos recentes sugerem que o exercício físico pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão e de perturbação de pânico.

Os benefícios para a saúde são obtidos através de 30 minutos diários de atividade física moderada. Este nível de atividade pode ser alcançado através de atividades diárias divertidas como caminhar para o trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e vários outros desportos recreativos.

É mais provável ser bem sucedido(a) a fazer essas atividades físicas de intensidade moderada e de modo regular do que a tentar praticar programas de atividade física vigorosa. A sua rotina de exercício deve ser feita à sua medida para atender às suas necessidades, preferências e recursos. É uma boa ideia manter um diário da atividade diária para poder monitorizar o seu progresso.

Se mantiver uma atividade física regular, vai notar que os sintomas de depressão ou ansiedade diminuem. Para além de promover a sua saúde mental, a atividade física também tem, obviamente, muitos benefícios para a saúde física. Vai sentir-se com mais energia, vai melhorar o sono, criar oportunidades de socialização, e dar uma estrutura ao seu dia, e tudo isto vai ajudá-lo(a) a sentir-se melhor.

Dicas para atividade física

  • Pratique uma atividade de que goste: pode ser dançar, jardinagem ou dar um passeio com um amigo.
  • É melhor fazer exercício moderado, mas regular, do que exercício muito intenso mas praticado de modo irregular.
  • Tente fazer com que a atividade física faça parte do seu dia a dia.
  • Lembre-se, não precisa de ser sócio de um ginásio ou de adquirir equipamentos caros para se manter ativo.