EuLutoContraADepressao


Eutimia

 

Outras intervenções incidindo sobre estilos de vida e relaxamento, coaching, autoajuda, e psicoeducação, são estratégias muito válidas, complementares ou adicionais, que regra geral não devem ser aplicadas isoladamente, mas sim em combinação com tratamentos específicos.

Os grupos de psicoeducação, primeiro, e depois os grupos de autoajuda podem ensinar novas competências, encorajar atividades saudáveis e proporcionar apoio social. Existe evidência científica de que programas de atividade física em grupo podem ajudar a diminuir a depressão ligeira.

Também pode ser bastante útil o apoio em grupo, programas de CBT ou cursos de psicoeducação. Os grupos de autoajuda oferecem frequentemente este tipo de opção a custos muito reduzidos.

Intervenções complementares_1.

A autoajuda online apoiada inspirada no modelo CBT e apoiada por psicólogo também é uma excelente opção para a depressão ligeira a moderada.

Cursos mais generalistas oferecidos pela comunidade, tais como os cursos de “Desenvolvimento pessoal”, “Gestão do stress” ou “Capacidades para a vida”, podem ajudar a desenvolver novas competências e proporcionar apoio social.