Família e Amigos ajustada

PARA A FAMÍLIA E AMIGOS

Saber se o seu amigo(a) ou familiar está ou não com uma depressão, e principalmente, saber como o(a) ajudar, é muito importante para si. Viver com um familiar com depressão, pode ser difícil se não se reconhecer o problema.

RECURSOS DE AUTOAJUDA

Existem várias maneiras de melhorar a saúde mental dos seus amigos e familiares. Saiba como ajudá-los a gerir a sua depressão. Leia sobre autoajuda e faça o teste.

Saiba mais

Cuidar de si próprio

A depressão não afeta apenas a pessoa que está doente, esta doença tem um enorme impacto sobre si, a sua família e os seus amigos.

Cuide de si

O que posso fazer?

Podemos suspeitar que um membro da nossa família esteja em sofrimento, mas não sabemos como agir nem o que fazer.

 Há muita coisa que você pode fazer, como aprender sobre o que é a depressão e como é o tratamento, para além de estar presente para dar apoio.

Saiba mais aqui

Reconhecer a Depressão

Para a Família e Amigos
Se acha que um seu familiar ou amigo podem não se sentir bem, pode fazer este teste sobre ele, para obter algumas respostas.

Pensa que o seu amigo ou familiar possa estar com depressão? Incentive-o a fazer o teste.

Faça o teste

FAQ

Como posso reconhecer a depressão?

Como é que se trata a depressão?

As crianças e os adolescentes podem ter depressão?

Como familiar de uma pessoa com depressão, o que posso fazer?

EAAD

A European Alliance Against Depression (EAAD) é uma rede internacional de especialistas em saúde mental que promove a prevenção e tratamento da depressão e comportamentos suicidários.

A EUTIMIA é a Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal.

FERRAMENTA DE AUTOAJUDA

Se não se sente bem, procure ajuda.

Veja a nossa secção de ajuda para obter contatos, para serviços de urgência, linhas telefónicas de apoio, listas de centros de saúde, e a nossa linha de ajuda para encontrar profissionais de saúde mental associados da EUTIMIA, em todo o país.