EuLutoContraADepressao


Eutimia

Quando diz que se sente “deprimido”, muitas vezes apenas quer dizer que se sente em baixo porque alguma coisa o está a preocupar.

Sobre a depressão_1

No entanto, a maioria de nós pode sentir-se triste às vezes, sem que isso signifique que esteja a sofrer de depressão. A depressão é sentirmo-nos tristes, mas de uma forma muito mais profunda, por um longo período de tempo, de um modo que interfere com o nosso funcionamento diário e que nos impede de desfrutar das coisas das quais costumávamos gostar.

A depressão é uma perturbação mental. Isto significa que a depressão é uma doença. Tanto o cérebro como o corpo ficam afetados por esta doença. No entanto, é importante lembrar que a depressão tem tratamento.

Tem-se sentido de uma forma diferente, mais sombria e ansiosa? Houve alguma coisa que o(a) tenha preocupado ou angustiado? Se assim foi, talvez o sentimento de tristeza seja uma reação a essa situação. Ou sente-se mal-humorado(a), preocupado(a) e triste de uma forma que o(a) impede de viver da maneira habitual? Se esta sensação persistir por mais de duas semanas preencha o teste PHQ-9 e procure ajuda médica para ter a certeza de que não está a sofrer de depressão.

Na realidade, a depressão é muito comum, representa um dos problemas de saúde mental mais comuns. Uma em cada quatro ou cinco pessoas vai sofrer de depressão em algum momento da sua vida. Às vezes, a depressão ocorre sem nenhuma razão aparente. Quando existe um problema e as pessoas conseguem resolvê-lo, ou quando encontram apoio, os sintomas associados à depressão podem atenuar-se , mas na maioria dos casos, os sintomas não desaparecem sem tratamento.

Quando existe depressão, as pessoas têm sinais e sintomas, mas podem não se aperceber disso. Geralmente, as pessoas só começam a sentir que têm um problema sério quando simplesmente não conseguem livrar-se dele, quando este começa a ter um efeito negativo sobre a capacidade de a pessoa realizar as suas atividades diárias, ou quando se torna tão grave que a vida parece inútil.